Transformando saídas 'estéreo' em 'mono'... Sonorização

Fonte: www.somaovivo.mus.br/forum/

[TRADUÇÃO] Da Rane: "Por que não Y?"
por TSA » Sáb, 21 Mai 2011 3:27 am

Como esse é o 1º texto, alguns esclarecimentos:

* Todas essas traduções são feitas com autorização por parte da Rane. Eles estão cientes do que eu estou fazendo, e me deram permissão.
* Procuro manter os textos com o máximo de fidelidade possível em relação ao original (não há alterações no conteúdo), mas obviamente há particularidades de cada idioma que podem forçar a certas mudanças. O sentido, no entanto, permanece o mesmo.
* Eles costumam ter umas tiradas de humor nesses textos. Tento transportá-las sem danos, mas não é tarefa tão fácil.
* O propósito aqui é ajudar a comunidade. Esses artigos são de grande relevância, e com certeza vão ajudar muita gente. Mas nada substitui a leitura do original. Se você ainda não entende inglês, tá perdendo muita coisa.

* Tenha bom-senso (e honestidade) e não copie esse texto (pelo menos, não sem o devido crédito). Além de meu trabalho de tradução há aqui o trabalho óbvio de um profissional da Rane, que elaborou o texto original.
* Correções e revisões são bem-vindas.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto original: Why Not Wye?
Por Dennis Bohn, Rane Corporation
Escrito em 1991; última revisão em abril de 2004


Convenções para entendimento das imagens:

•"Input 1" = entrada 1;
•"Input 2" = entrada 2;
•"Summed output" = saída "somada", já com os sinais misturados;
•"Stereo input" = entrada stereo;
•"Mono output" = saída mono.

Por que não Y?

• Dividindo sinais
• Usando subwoofers mono
• Soma (mistura) não-balanceada
• Soma balanceada
• Impedâncias de saída

Introdução

Cabos Y nunca deveriam ter sido criados. Qualquer coisa que possa ser ligada errado, será. Você sabe quem disse isso, e ele está certo. Um cabo Y usado para dividir um sinal em duas vias está sendo usado adequadamente; um cabo Y sendo usado para misturar dois sinais é abusivo e pode até mesmo danificar os equipamentos envolvidos.
Essa é a regra: saídas têm baixa impedância, e devem ser conectadas somente a entradas de alta impedância -- nunca, nunca una duas saídas diretamente -- nunca. Se você fizer isso, cada saída vai tentar acionar ("empurrar") a impedância bem baixa da outra, forçando ambas até seus limites de corrente e possivelmente a danos. No mínimo, o resultado é uma perda de sinal severa.

Usando seus graves em mono

Um dos exemplos mais comuns de junção de duas saídas é o uso de um sinal mono na via de subgraves em sistemas multi-via (multi-amplificados, com crossover ativo). Os sinais combinados são usados para alimentar um subwoofer.
Como frequências baixas -- abaixo de 100 Hz -- têm comprimentos de onda bem longos (vários metros), é muito difícil dizer de onde esses sons vêm (como alguns amigos). Elas apenas estão lá -- em todo lugar. Devido a esse fenômeno, usar um único subwoofer é uma forma relativamente barata de adicionar subgraves a sistemas pequenos.
A questão que surge é: qual a melhor forma de juntar os dois sinais? É muito fácil fazer isso usando as redes resistivas descritas abaixo. Não se faz isso usando um cabo Y.

"Caixinhas" de mistura

Caixinha NÃO-balanceada
(Juntando duas entradas mono e resultando em uma saída mono)

A figura 1 mostra a rede necessária para fontes de sinal com saídas NÃO-balanceadas. Dois resistores conectam ambas as entradas, simultaneamente, a um terceiro resistor, que é conectado ao terra de sinal. Este é enviado para o jack de saída. Os valores dos resistores podem ser bem diferentes, o que não altera muita coisa. Do jeito que está descrito, a impedância de entrada é de cerca de 1k ohms e a de saída é de uns 250 ohms. Esse valor é baixo o suficiente para permitir a transmissão por linhas longas, apesar de esse circuito ser passivo. A impedância de entrada é baixa e requer um crossover capaz de acionar uma linha de 600 ohms, mas isso não deve ser um problema para aparelhos modernos.


Figura 1 -- Caixinha de mistura NÃO-balanceada

Os anéis (rings) são conectados um ao outro, bem como as "mangas" (sleeves); contudo, os anéis e as mangas não são interconectados. Deixar a saída flutuando assim torna a caixa compatível tanto com sistemas balanceados quanto não-balanceados. Também torna a caixa ambidestra: agora ela é compatível tanto com cabos de 1 quanto de 2 condutores. Usar cabos mono interliga ring e sleeve, e a caixa então atua como um sistema não balanceado normal; usando cabos stereo, aproveitam-se os benefícios do "balanceamento flutuante".

Caixa stereo-mono
(Juntando uma entrada estéreo e resultando em uma saída mono)

A figura 2 mostra uma rede para transformar uma entrada stereo numa saída mono. A entrada e a saída são jacks P10 TRS ou P2 TRS. Os comentários sobre os valores dos resistores na figura 1 se aplicam igualmente aqui.


Figura 2 -- Caixinha de mistura stereo-mono

Caixinha balanceada

(Juntando duas entradas mono balanceadas e resultando em uma saída mono balanceada)


As figuras 3 e 4 mostram os esquemas para criar uma caixinha de mistura balanceada. O projeto é uma extensão natural do mostrado na figura 1. Aqui tanto tip (pino 2, positivo) quanto ring (pino 3, negativo) são unidos através das redes resistivas mostradas. Use resistores iguais, de tolerância de até 1%. Qualquer diferença entre resistores que deveriam ser iguais degrada a capacidade de rejeição de modo comum do sistema.


Figura 3 -- Caixinha balanceada usando conectores XLR


Figura 3 -- Caixinha balanceada usando conectores P10 TRS

"Cupins na madeira"

A vida tá indo bem, e então você dá uma topada. A "quina do móvel" desse artigo tem a ver com aplicações em que você quer misturar duas saídas e ainda continuar usando cada uma delas separadamente. Se tudo o que você quer é misturar as saídas e usar apenas o resultado dessa soma (a aplicação mais comum), então pule essa seção.

O problema que surge do uso das 3 saídas (as 2 originais e a contendo a soma delas) é o da separação de canais, ou crosstalk. Se o dispositivo de saída tiver impedância (de saída) zero, então a separação entre canais não é prejudicada usando-se essa caixinha. No entanto, quando lidamos com equipamentos na vida real, lidamos com impedâncias finitas de saída (de baixos 47 ohms a altos 600 ohms). Mesmo uma impedância de saída baixa como 47 ohms produz uma separação entre canais de apenas 27 dB, ou seja, o canal indesejado está apenas 27 dB abaixo do sinal devido. (Detalhes técnicos: o canal indesejado, percorrendo o circuito de mistura, se parece com 1011,3 ohms acionando os 47 ohms de impedância de saída do canal desejado, produzindo um crosstalk de 27 dB.)

Mas 27 dB não são tão ruins quanto se imagina. Como comparação, lembre-se que mesmo as melhores cápsulas de toca-discos tinham uma separação entre canais aproximadamente igual. Portanto a separação stereo é mantida no mesmo nível dos sistemas hi-fi de alta qualidade dos anos 70.

Para sistemas profissionais isso pode não ser suficiente. Se um "sacrifício" for aceitável, pode-se melhorar esse número. Se você multiplicar os valores dos resistores por 10, então a separação entre canais passa de 27 para 46 dB. Mas, como sempre, essa melhora não sai "grátis". O preço a ser pago é que a caixinha agora tem alta impedância de saída, o que impede o uso de cabos longos. Uma capacitância de 3000 pF é o limite realista. Isso dá um máximo de 18,28 metros (de cabo que tenha capacitância de 164,04 pF/m), um valor razoável. Então, se seu sistema puder se limitar a esse comprimento de cabo, essa mudança dos resistores é uma opção para melhor separação entre canais.
Previous Post
Next Post

post written by:

10 comentários:

  1. :-? Meu vizinho descartou um subwoofer da RCA (que acabei resgatando) que era usado em um home cinema pelo motivo do alto-falante ter queimado, pensei em mandar recondicioná-lo pois gostei muito de sua arquitetura, para usar em meu carro, pois tenho um módulo de potência de 100w rms (pelo menos diz que é) e abrindo a caixa do subwoofer, pude ver que o woofer tem 40w de potência e impedância de 4 ohms, acontece que esse meu módulo é estéreo, pergunto:

    1 - Se ligá-lo, como no esquema acima, para caixa estéreo-mono, a impedância será compatível? -Pergunto por ser uma ligação em paralelo, que soma e resulta em uma saída de 8 ohms.

    2 - Por ser 100w, poderia queimar o woofer de 40w?

    Grato desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo! É um prazer tê-lo no blog, sobre sua dúvida há uma confusão nos termos que o explicarei abaixo:

      1 - O esquema apresentado no post é para junção de sinal de áudio estéreo. O que ocorre com a soma do sinal estéreo é que a resistência em relação ao negativo fica desproporcional por isso no esquema apresentado no post há um esquema de resistências no formato L-pda (leia mais em http://autosom.net/artigos/lpad.htm) para que a soma do sinal positivo resulte numa impedância equivalente à impedância do sinal negativo.

      Agora vamos ao que você quer fazer no módulo: Módulo algum é estéreo. :-b Módulos e amplificadores sempre têm "Canais". No caso você tem um módulo de dois canais e quer juntar as potências dos dois canais. Para fazer isso você tem duas opções: Ou seu módulo já tem esta opção (tendo alguma chave para acionar o modo "Bridge") ou você teria que atrasar 180º de fase em um dos canais. Porém atrasar 180º em um ampi é complicado. É algo que apenas o próprio fabricante pode fazer, ao menos para que tudo funcione certinho sem ocasionar danos ou perda de qualidade/eficiência. Se seu módulo possui a opção "Bridge", o mesmo deve possuir informações na própria carcaça ou no manual de como fazer a ligação. Alguns fabricantes pedem para juntar o "+" de um canal com o "+" de outro, outros fabricante pedem a combinação "+" e "-" dos canais... Se seu módulo não possui esta opção, não recomendo tentar fazer "Bridge"... [-( Sobre a impedância, no modo Bridge a potência dobra porém a impedância também dobra. Por tanto a soma da impedância mínima por canal não pode ser superior a impedância do falante.

      2 - Sobre a potência, não há problema o modulo ter mais watts do que o falante. (o) Em sonorização especialistas recomendam 2 a 3 vezes mais potências nos amplificadores em relação aos falantes para acomodar os picos. No mais é só não "empurrar" demais o volume :p

      Se tiver mais alguma dúvida estou a disposição! :>)

      Recomendo também as páginas somaovivo.com e autosom.net

      Abraços.

      Excluir
  2. :-? Eu estou com um micro system Sony Ex-88 com 300w rms, o mesmo não possui saída out line para conectar outro amplificador, gostaria de saber como posso fazer para tirar uma saída mono out line das saídas desse som (150 + 150) ou duas saídas individuais out line para uso de um ou dois Subwoofer ativos. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henderson, prazer em tê-lo aqui no blog! Se seu aparelho não possui saída de áudio para amplificação externa (geralmente uma saída para fone de ouvido ou algo do tipo) não recomendo alterar a saída amplificada para ligar em um outro amplificador ou fazer uma ponte para ligar os dois canais amplificados em BRIDGE. Certamente aparelhos domésticos não há suporte para BRIDGE. Infelizmente se você quer ouvir algo a partir do aparelho de som, não é possível acrescentar um sub, mas se você ligar um celular ou mp3 é possível usar um cabo "Y" e ligar o sinal tanto no som como nos subs (ativos ou com amplificação destinada). Espero ter ajudado, qualquer dúvida fique a vontade para perguntar. Abraços.

      Excluir
  3. e para transformar duas saidas mono para uma entrada mono?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só fazer como na última figura, se for um sistema desbalanceado é só desconsiderar o aterramento. Mas só recomendo essa "gambiarra" se realmente for necessário, de toda forma haverá perda de sinal pois é um sistema passivo, diferente de uma mesa de som em que a mistura de vários sinais ocorre de forma ativa. Abraços.

      Excluir
  4. Tenho uma dúvida. Em uma potência estéreo, com saída para duas caixas por canal, seria possível usar algum dos esquemas descritos acima para mesclar os sinais amplificados dos canais L/R para unir ambos em mono para sub grave? Formando assim um 2.1. A potência usada seria de 150 RMS por canal, a Gênesis 3000.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tente unir as saídas, isso irá provocar um curto e queimar as saídas da sua potência.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde. Existe algum lugar onde posso comprar essas caixinhas de mistura?

    ResponderExcluir